Português








O filme “Raízes angolanas da capoeira” documenta a busca das origens da capoeira em Angola por um mestre de Capoeira e seus amigos. Está em fase de pós-produção e estamos arrecadando fundos para a sua finalização.





Olá, eu sou Cobra Mansa, mestre de capoeira. Em parceria com meu amigo Matthias Assunção, historiador da Universidade de Essex, na Inglaterra, estamos trabalhando para realizar o nosso sonho comum de saber mais sobre as raízes africanas da capoeira.

Depois de uma viagem de pesquisa inicial conseguimos financiamento e voltamos para fazer um filme documentário sobre a nossa busca em Angola. Filmamos jogos de combates e danças fascinantes e o seu encontro com a capoeira.

Velhos jogadores de engolo compartilharam com a gente essa dança legendária da zebra, que muitos capoeiristas consideram ser o ancestral da capoeira.

Para nós é uma grande alegria e um privilégio de poder fazer esse filme com esses encontros tão ricos sobre a capoeira, Angola e um legado cultural do tempo da escravidão.

Agora precisamos de US $ 32.000 para terminar o filme.

Estamos pedindo a todos os Capoeiristas, e demais pessoas interessadas na herança compartilhada entre a África e as Américas, de participar do nosso projeto e de contribuir para ajudar a terminar o filme.

Isso nós permitirá de compartilhar com você e um público mais amplo nossos encontros com os engolistas incríveis, mestres de capoeira e outros personagens maravilhosos que enriquecem o nosso filme.

Ajuda com o que você pode. Mesmo uma pequena contribuição ajuda. Você também pode ajudar divulgando o projeto. Obrigado! Axé!  




Antecedentes

Como Capoeirista sempre ouvi dos mestres que os ancestrais da capoeira eram angolanos. Indo para Angola eu não somente segui os movimentos e instrumentos musicais que me pareciam estar relacionadas com a capoeira mas também me confrontei com a minha própria ancestralidade. Teve momentos em que senti que estava seguindo os passos dos nossos ancestrais angolanos que foram levados para o Brasil como escravos.

Esse filme é o resultado de um projeto de pesquisa mais amplo, “As Raízes Angolanas da Capoeira”. Baseado no Departamento de História da Universidade de Essex, na Inglaterra, esse projeto está construindo um acervo e preparando publicações acadêmicas e de ampla divulgação. Nosso filme é um diálogo entre tradições que não tem estado em contato por mais de um século. Esse intercâmbio está gerando novos conhecimentos a respeito de práticas angolanas e afro-brasileiras e está escrevendo um novo capítulo nas relações entre os jogos de combate da diáspora africana.



O que fizemos até agora

Nosso projeto foi financiado inicialmente por nós mesmos e pela Universidade de Essex. Conseguimos um patrocínio importante do British Arts and Humanities Research Council (AHRC), o que nos permitiu realizar duas viagens de pesquisa e filmagem para Angola (2010, 2011) e uma para o Brasil (2010) e de iniciar a pós-produção do filme (2012).
·       Em Angola filmamos nossos encontros e intercâmbios com praticantes de várias lutas e danças. Também filmamos tocadores de arcos musicais parecidos com o berimbau usado nas rodas de capoeira no Brasil. Registramos a vida quotidiana e os rituais da família que nos apresentou aos jogadores de engolo. Através deles os contextos sociais dos jogos de combates, a música, as letras e as danças tornam-se vivos. Um dos rituais filmados é a iniciação feminina chamada efiko, que historicamente providenciava uma das ocasiões para os jogos de combate em Angola.
·       No Brasil filmamos com mestres de capoeira que compartilham com a gente os fundamentos e as tradições de sua arte.
·       Arquivamos, transcrevemos, traduzimos e editamos mais de 140 horas de filmagem e gravações em audio.
·       Agora temos um primeiro corte que necessita mais edição.


Para que precisamos o dinheiro

O dinheiro que arrecadamos vai ser usado para pagar os nossos editores, que vão produzir a versão final do filme, para pagar a mixagem de som, a edição on-line, um artista gráfico e os
direitos autorais sobre material que queremos usar.  Para compartilhar os nossos achados e encontros com um público amplo, precisamos legendar muito cuidadosamente o filme, respeitando a riqueza de expressão das línguas angolanas e do português. Finalmente precisamos pagar a reprodução, embalagem e postagem do DVD para vocês, nossos apoiadores. Qualquer soma de dinheiro adicional será usada para levar o filme de volta para exibições nas comunidades angolanas e brasileiras cujas energias fizeram esse belo projeto acontecer.

Para completar o trabalho de edição e de pós-produção necessitamos quatro meses, a contar da data de encerramento da campanha de arrecadação de fundos.
A previsão é de completar o filme e lançá-lo em julho de 2013.


Para contribuir clickar na imagem abaixo



A equipe

Cobra Mansa (Cinésio Feliciano Peçanha, graduado mestre em 1984) ensina capoeira há mais de trinta anos. Ele é o fundador da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), baseado em Washington, DC, com grupos afiliados no Brasil, nos Estados Unidos, na Ásia, na África e na Europa. Cobra Mansa tem pesquisado movimentos, música, letras e instrumentos da capoeira durante muitos anos. Ele é um mestre de capoeira reconhecido internacionalmente que ministrou oficinas de capoeira em cinco continentes.  Trabalhou como consultor nos documentários Mandinga in ManhattanFio na Navalha Capoeiragem na Bahia, e gravou vários CDs de capoeira.
Matthias Röhrig Assunção é professor de História latino-americana na Universidade de Essex, especializado em história do Brasil, e cultura popular. Seu último livro, Capoeira. The history of an Afro-Brazilian martial art (Routledge, 2005) fornece uma síntese da história da capoeira que orienta o atual projeto de pesquisa. Ele também é autor e co-diretor do documentário “Versos e cacetes. O jogo do pau na cultura afro-fluminense”/Verses and Cudgels. Stick Playing in the Afro-Brazilian Culture of the Paraíba Valley (Rio de Janeiro, Brazil) (LABHOI & Essex, 2009).
Richard Pakleppa é uma cineasta independente da Namíbia. Desde 1990 ele tem feito filmes incorporando história oral e narração de estórias na Namíbia, África do Sul e Angola.  Seus filmes incluem: Those Glowing Eyes, uma história de grilagem de terra e restituição após o fim do governo colnial; Ndamona, um filme sobre conflito e reconciliação após a luta de liberação; Angola, saudades de quem te ama, um documentário sobre Angola emergente após 30 anos de guerra; 3 1/2 Lives of Philip Wetu, um drama; Land, Fire and Water sobre as comunidades San (bushmen) no sul de Angola; e Taste of Rain (2012), um drama emocional localizado nos espaços cheio de luz do deserto da Namíbia.
Christine Dettmann é uma etnomusicóloga e capoeirista que tem trabalhado com músicos brasileiros em Lisboa. Como assistente de pesquisa do projeto “Raízes angolans da capoeira” baseado na Universidade de Essex, ela é particularmente interessada na música e nos instrumentos tradicionais angolanos e a sua possível conexão transatlântica com o Brasil.
Mariana Candido  é especialista de história de Angola na Universidade de Princeton, Estados Unidos e um consultor do projeto. A pesquisa para o seu livro sobre a história de Benguela (Cambridge University Press, no prelo, 2013) tem orientado a equipe do projeto.
Catherine Meyburgh é uma editora de cinema baseado em Johannesburgo, África do Sul. Seu trabalho com documentários, curtos e filmes de ficção inclui The Guguletu Seven, Portrait of a Young Man Drowning, Gugu & Andile, Heartlines, Sophiatown. Ela trabalhou com o artista William Kentridge no seus filmes, projetos de ópera e teatro desde 1998. Ela editou os dramas seriados Yizo Yizo, Zero Tolerance, Soul City para a televisão. Ela também foi diretor dos documentários Alan Paton’s Beloved CountryKentridge & Dumas in ConversationMadibaA Hero for All Seasons. Seu trabalho com instalações de vídeo tem sido exposto no Moma (New York), no Louvre (Paris), e no Museu de Arte Moderna (Tokyo).

O financiamento coletivo acontece na plataforma Indiegogo. Por favor apoia o nosso projeto visitando o site.




Pagamento para a campanha de 
Raízes Angolanas de Capoeira




Oi Galera!  Estamos felizes com todo o apoio que recebemos até agora. Algumas pessoas tem reclamado que não conseguiram contribuir no site do Indiegogo porque todas as instruções estão em inglês.
Escolhemos esse site porque nos permite atingir um público mais amplo, internacional, e convidá-los a participar de nosso projeto. Vocé pode contribuir com qualquer soma, ou escolher uma das somas indicadas no site para receber uma ou várias das recompensas (“perks”) anunciadas.  O website Indiegogo cobra um percentual para seus serviços e depois de encerrada a campanha nos passa os restante do valor arrecadado. Para ajudar aqueles que querem contribuir traduzimos o texto do Indiegogo website:

Pagamento para a campanha de Raízes Angolanas de Capoeira




Passo 1: Recompensas e Valor








Selecione uma recompensa.

$10 Obrigado!
Você recebe um email de agradecimento, seguindo com noticias do projeto até à finalização e do lançamento do filme, + a cartaz digital Raízes Angolanas de Capoeira.
Entrega estimada: Janeiro de 2013

$25 Audio
Como em cima, + um MP4 para download de uma sessão musical "jam" com M Cobra Mansa no berimbau e Sazi Dlamini no umakhweyane (arco musical Zulu).
Entrega estimada: Janeiro de 2013

$70 DVD
Como em cima, + o DVD com o filme, extras e folheto de informação, numa edição especial para contribuidores da campanha enviado após o lançamento oficial do filme.
Entrega estimada: Agosto de 2013

$200 DVD &  Seu nome nos creditos"
Noticias + cartaz digital; DVD + 5 fotografias impressas do projeto; + seu nome nos creditos do filme como agradecimento especial
Entrega estimada: Agosto de 2013

$1,000 Oficina de Capoeira
Oficina de um dia com Mestre Cobra Mansa para você e os seus amigos ou seu grupo. Durante o ano 2013, data exata a ser definida em acordo com o mestre, Novidades + cartaz digital; DVD + 5 fotografias do projeto, seu nome nos creditos do filme como agradecimento especial (mas você ainda precisa de providenciar o bilhete de viagem ao local da oficina)
Entrega estimada: Agosto de 2013

$5,000 Produtor Associado"  
DVD + o crédito como Produtor Associado"; convite a lançamentos  
Entrega estimada: Agosto de 2013

Não quer recompensa, só fazer uma contribuição!
Valor da contribuição: $...

Contribuição média à campanha é $68
Contribuição média via Indiegogo é $70 


Passo 2: A sua informação

Endereço de Email:
Confirmar o Email:


Clicar ou nao X: Sim, eu gostaria de receber as novidades de Indiegogo semanalmente.

Connectar para utilisar a sua conta de facebook.


Passo 3: Informações de entrega

Fala pra onde vamos enviar a sua recompensa (endereço postal).

Nome:
País:
Endereço:
Cidade:
Estado: (deixa livre se você não vive nos EUA)
Côdigo Postal:


Passo 4: Personalizar

Selecione como você quer que sua contribuição aparece no website da campanha pra o público.

X: Presente/doação: Eu gostaria de fazer a contribuição para uma outra pessoa.

Recipiente: (Escreve ou o seu nome ou o nome da pessoa no caso isto é um presente!)

Privacidade:
- Visível: Mostra o seu nome (ou o nome da outra pessoa) e o valor. (O nome é o nome no Recipiente.)
- Apenas-Identidade: Mostra o seu nome (ou o nome da outra pessoa) mas esconde o valor.
- Anónimo



Passo 5: Commentário

Adiciona um comentário público  ótimo para exprimir o seu apoio e para personalizar a sua contribuição.

Comentário público:
(Deixa o seu comentário  em inglês ou português!)
.....

X: Sim, quero receber mais emails com novidades dessa campanha.

Média Social: (Segue Indiegogo no Twitter our Facebook.)




Passo 6: Pagamento

Seleciona uma opção de contribuição:

Método de pagamento:
Contribui com um cartão crédito ou cartão debito.
Contribui via Paypal (se tiver uma conta com Paypal)(E facil fazer online no Paypal Brasil)

Número de cartão:
Data de expirição: (seleciona mês e ano)
Código de segurança: (os três números do lado de atrás do cartão)

Primeiro nome:
Nome da família:

X: Copia o endereço postal - se for o mesmo como no passo 3. Se tiver outro endereço com o cartão, preenche aqui em baixo:

Seleciona o país:
Endereço:
Cidade:
Estado: (deixa livre se você não está nos EUA)
Côdigo Postal:

Contribuir! (Clique aqui para fazer a sua contribuição!)

Obrigado!